domingo, 25 de julho de 2010

ARNO


Inovação e lançamento simultâneo de vários produtos são características que asseguram a liderança da ARNO no segmento de eletrodomésticos portáteis no Brasil. Afinal, a marca foi uma das principais responsáveis pelas mudanças de comportamento das donas de casa, que há mais de cinco décadas passaram a utilizar os produtos com a marca ARNO para facilitar a vida.-A históriaA história começa em 1882, com a saga da família Arnstein, originária de Trieste, nessa época cidade do Império Austro-Húngaro. Carlo Arnstein, Conselheiro do Império Austro-Húngaro, casado com Emília Arnstein e pai de 4 filhos, funda naquele ano uma empresa de importação. O principal produto de importação da empresa era o café, em sua grande maioria originário do Brasil. Em todas as sacas de café que comercializava, o Sr. Arnstein escrevia ARNO, nome que se tornaria sinônimo comercial da família Arnstein. Em 1922, o filho mais jovem, Hans, decide efetuar estágios ao redor do mundo: Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, Nova York, Londres e Gênova. O novo mapa da Europa ao término da Segunda Guerra Mundial tornou difícil a situação familiar dos Arnstein. Assim, Hans não hesitou em se naturalizar brasileiro durante sua estada no país entre 1922 e 1923.
-
-
Depois de Londres, Hans foi a Gênova e finalmente retornou a Trieste para reencontrar seu pai, que mantinha a empresa de importação de café. Em 1938, Mussolini começou a se aproximar perigosamente de Hitler. Dois dos irmãos de Hans deixam a Itália e se instalam nos Estados Unidos. Hans escolhe São Paulo, onde decide abandonar o setor cafeeiro para lançar-se na indústria. Neste mesmo momento, Hans decide mudar de nome e passa a se chamar João. Decide então comprar uma fábrica de motores elétricos e fundar a empresa Construções Eletromecânicas Brasileiras LTDA em 1940. Quatro anos mais tarde, essa pequena empresa se fundiu com outras três dando origem a Empresas Reunidas de Indústria e Comércio Arno S/A. O avanço da tecnologia e a visão do seu fundador incentivaram a empresa, em 1947, a diversificar sua produção, passando a fabricar também peças para automóveis e para pequenos eletrodomésticos.
-
-Pouco depois, em 1949, começou a produzir os primeiros eletrodomésticos do país: enceradeiras, aspiradores de pó, panelas de pressão e liquidificadores, já atendendo às necessidades do consumidor e proporcionando às donas de casa da época o início de uma mudança de comportamento. O grupo americano Sears, que fazia o design dos aparelhos, também distribuía boa parte da produção. Nesta época, seus produtos já eram encontrados em todo território nacional. Um dos fatos que marcaram a história da empresa ocorreu no ano de 1961, quando liquidificadores começaram a serem exportados para a Europa.
-
-
Quatro anos depois foi a vez de países da América Latina receberem seus primeiros liquidificadores com a marca ARNO. Os anos 60 e 70 foram marcados pela construção de novas unidades de produção e de um Centro de Armazenamento e Produção. Em 1975 a empresa passou a produzir ferramentas elétricas, dentre elas furadeiras. No final da década, em 1978, a empresa passou a concentrar suas forças na produção de eletrodomésticos. No ano de 1986 introduziu no mercado uma lavadora sem secadora, mais acessível que os modelos existentes no mercado brasileiro. Esse lançamento foi uma verdadeira novidade no país. A década de 90 foi marcada por um grande crescimento, novos produtos e a centralização total da ARNO na produção de eletrodomésticos portáteis.
--Em 1997, a ARNO foi adquirida pelo grupo francês SEB, empresa com liderança mundial na fabricação de eletrodomésticos portáteis. No início do novo milênio, a ARNO reforça sua linha com o lançamento de novos produtos como liquidificadores (com várias funções extras), espremedores de frutas, panelas a vapor, ventiladores de pedestal e parede, máquinas de lavar semi-automáticas, tostadores, churrasqueiras elétricas e processadores.
-
-
Nos anos seguintes a ARNO continuou inovando com lançamentos como a nova linha de liquidificadores que reúne inovações relacionadas à performance e acessórios exclusivos: filtro para o preparo de sucos e batidas; função pulsar, ideal para preparos rápidos e para estimular a mistura homogênea, além do exclusivo sistema Magiclean, um mecanismo de encaixe das lâminas, “sem borrachinhas”, que facilita a limpeza apresentando um produto ainda mais higiênico. Outras novidades foram a cafeteira elétrica Matinatta, com design robusto e refinado, e capacidade para preparar 20 xícaras de café; aspirador de pó Compacteo, equipado com Filtro Hepa, que elimina 99% das impurezas do ar aspirado e retira os ácaros e outras substâncias nocivas à saúde da família; linha completa de aquecedores; e mais recentemente, em 2008, a linha ARNO KIDS, composta por pipoqueira, fonte de chocolate e máquina de algodão doce.
-
-Dados corporativos● Origem: Brasil● Fundação: 1940● Fundador: João Arnstein Arno
● Sede mundial: 
São Paulo, Brasil● Proprietário da marca: Groupe SEB● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: 
Walter Márcio Cunha● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: 
Não divulgado● Fábricas: 4
● Presença global: 12 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.500
● Segmento: 
Eletrodomésticos● Principais produtos: Aspirador, batedeira, liquidificador e cafeteira
● Slogan: Você imagina, clic, a Arno faz!
● Website: 
www.arno.com.br
-A marca no mundoA ARNO comercializa sua completa linha de eletrodomésticos portáteis em todo o Brasil, além de exportá-los para outros países da América Do Sul. Atualmente, a empresa possui quatro unidades fabris, das quais três estão localizadas na Cidade de São Paulo e a quarta em Jordanésia, distante 30 km da capital paulista, assim como o depósito central da empresa.-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário