domingo, 25 de julho de 2010

ABRIL


A ABRIL sempre esteve empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, através de revistas como VEJA, PLACAR, CLAUDIA, EXAME, NOVA, ELLE, e muitas outras. São mais de 300 títulos publicados anualmente, que atingem milhões de leitores ávidos por informações e conhecimentos em todos os segmentos.
-
A história
Tudo começou em 1950 quando Victor Civita, um milanês nascido em Nova York, fundou a EDITORA ABRIL em um pequeno escritório no centro da cidade de São Paulo, que iniciou suas atividades com a publicação da revista (gibi) do O Pato Donald no dia 12 de julho. A nova empresa, que tinha meia dúzia de funcionários, foi batizada por Victor de Abril porque na Europa esse mês dá início à primavera. Seu logotipo era composto por uma árvore, representação da fertilidade e a própria imagem da vida. O verde era a cor da esperança e do otimismo. Civita tinha, para a empreitada que então se iniciava, US$ 500 mil em recursos próprios. Além dos empréstimos que levantou na praça, entraram como sócios o grupo Smith de Vasconcelos, e, sobretudo, Gordiano Rossi, um mineiro filho de italianos que seria seu parceiro nas primeiras décadas.
-
-
Em 1951, inaugurou sua primeira gráfica, na Rua Nova dos Portugueses, bairro de Santana. De madrugada, vez ou outra, Civita ia à praça Antônio Prado, onde se reuniam os jornaleiros para apanhar seus repartes dos jornais, ali mesmo, na rua. Falava-lhes das virtudes de O Pato Donald e lhes pedia que o exibissem bem nas bancas. Conhecia-os pelos nomes. Entre todos, ficou mais amigo de Pedro Favalle, que conheceu naqueles primeiros anos e mais tarde seria contratado como fornecedor dos jornais para a ABRIL. No fim da década, a ABRIL começou sua grande transformação. Nos anos seguintes, atrairia os profissionais mais talentosos do país e investiria em treinamento e tecnologia, inaugurando uma cultura jornalística brasileira em texto, fotografia, edição e produção.
-
-
Em 1960, num empreendimento inovador e ousado, Victor Civita resolveu publicar obras de referência em fascículos, foi um fenômeno editorial. O conhecimento antes restrito às bibliotecas e livrarias chegava às bancas. No ano seguinte, o crescimento da família Disney e o lançamento de Zé Carioca, estimularam os quadrinhos nacionais. A revista Recreio, lançada no final da década, levou mais adiante a proposta de educar divertindo com suas histórias e atividades. A ABRIL esteve presente nas principais transformações da sociedade brasileira. O crescimento do turismo e da indústria automobilística, por exemplo, fez nascer a revista Quatro Rodas, o Guias Quatros Rodas e a Viagem e Turismo. Futebol e sexo ganharam revistas sobre o assunto com Placar, Playboy, Vip e Mens Health. E Veja, hoje a maior revista do país e a terceira maior revista semanal de informação do mundo, foi responsável por algumas das melhores reportagens publicadas na imprensa nacional. -
-
A ABRIL também acompanhou de perto a mulher brasileira nas últimas cinco décadas com o lançamento de revistas femininas. Capricho começou com fotonovelas e em 1981 foi reformulada para falar com as adolescentes. Manequim, a primeira revista de moda da Abril, hoje é uma das mais vendidas no Brasil. Claudia, que nasceu em 1961, focalizava inicialmente a dona-de-casa. Ao longo dos anos, para manter a liderança no setor, recebeu sucessivas adaptações e tratou de temas polêmicos, como o feminismo. Nas décadas seguintes, surgiriam inúmeros títulos, entre eles Nova e Elle, Estilo e recentemente Gloss. -
-
Para continuar na liderança, a ABRIL diversificou sua atuação. Investiu em televisão e internet. Colocou no ar a TVA, TV digital, internet em banda larga e Voip e a MTV, com programação de qualidade dirigida ao jovem. Na internet, a primeira iniciativa foi o BOL, Brasil On-Line, lançado em 1996 e logo incorporado ao UOL. Em 1999 foi lançado o Ajato, provedor de internet em banda-larga. Hoje, a Abril Digital é a unidade do grupo responsável pelos novos negócios digitais da ABRIL. A área é responsável por entender e atender aos desejos dos consumidores digitais, desenvolvendo produtos, conteúdos e serviços nas plataformas e nos formatos que supram às expectativas deste novo público. A educação, cada vez mais importante na era do conhecimento, é também uma das áreas de negócio da ABRIL. Com a aquisição em 2004 das Editoras Ática e Scipione, hoje a Abril Educação lidera o mercado brasileiro de livros escolares com 29% de participação.
-
-
Em maio de 2006 anunciou a sociedade com o grupo de mídia sul-africano Naspers, que passou a deter 30% do capital do Grupo, incluindo a compra dos 13,8% que pertenciam aos fundos de investimento administrados pela Capital International. Em 2008 foram lançadas com sucesso duas novas revistas - Women's Health e Runner's World. A Editora ABRIL também estreou no segmento de jornalismo diário com o jornal Placar, primeiro esportivo distribuído gratuitamente no Brasil.-
-
A linha do tempo1952 Lançamento da CAPRICHO, primeira revista feminina da editora e do Brasil. Cinco meses após sua criação, a revista foi ampliada, por decisão do próprio Victor. Passou a conter, além das fotonovelas, outros tópicos como moda, beleza, comportamento, contos e variedades. Em 1982, a revista parou de publicar fotonovelas, após a mudança de formato e logotipo, tornando-se a “revista da gatinha”. No ano de 1989 mudou de público alvo e, dez anos depois, a idéia que a adolescência não tem idade modificou novamente a revista.
 Lançamento da revista de histórias românticas MEU BEM.
 Lançamento do gibi do Mickey.
1959 Lançamento da MANEQUIM, primeira revista de moda com moldes do país. Atualmente é o guia de moda da mulher brasileira. Traduz e ensina a leitora a usá-la a seu favor, de acordo com cada ocasião, estilo e tipo de corpo, levando em conta os diversos climas do Brasil.1960 Lançamento da revista QUATRO RODAS, que iria se converter na fonte de informação confiável, indispensável, e líder absoluta e inconteste de todos os brasileiros apaixonados pelo automóvel. No número inaugural da revista, o primeiro de muitas centenas de testes que orientaram e continuam orientando os brasileiros nos seus processos de escolha e compra de automóveis: o teste do DKW.
1961
 Lançamento da revista CLAUDIA. É a revista que está ao lado da mulher para todos os seus desafios: dia-a-dia, família, carreira, beleza, moda, qualidade de vida. CLAUDIA é para a mulher de hoje, que olha o mundo, se reconhece e expressa essa atitude diante da vida. Tem a maior variedade de assuntos relevantes para a mulher moderna.
 Lançamento do gibi ZÉ CARIOCA.
1963 Lançamento da revista CONTIGO!, na época com fotonovela e matérias voltadas para o público jovem. Atualmente é a revista de celebridades mais premiada dos últimos anos e a que mais cresceu em participação de mercado. A revista revela todos os flagras com tudo o que aconteceu na semana: eventos, festas, as frases e os looks dos famosos.
 Lançamento do almanaque do Tio Patinhas.
1965
 Lançamento do GUIA QUATRO RODAS, contendo informações sobre 308 cidades brasileiras.
1966 Lançamento da REALIDADE, revista mensal das grandes reportagens.
 Lançamento da enciclopédia em fascículos CONHECER.
1967 Lançamento da coleção em fascículos GÊNIOS DA PINTURA, contendo as melhores obras de artes de todos os tempos.1968 Lançamento da VEJA, revista jornalística de variedades que viria a ser a de maior circulação no Brasil. Atualmente a revista tem circulação semanal acima de 1 milhão de exemplares e conta com 924 mil assinantes.1969 Lançamento da revista RECREIO, especialmente direcionada para crianças em idade pré-escolar. A revista circulou por 12 anos e em 2000 foi relançada com uma proposta editorial atualizada.
1970
 Lançamento da PLACAR, revista semanal de futebol. PLACAR é 100% futebol, é a revista que respira futebol. É uma marca sólida e respeitada tanto pelos profissionais do futebol quanto pelos milhares de torcedores apaixonados.
 Lançamento de MÔNICA E SUA TURMA, a primeira de uma série de títulos de Maurício de Souza publicados pela ABRIL.
 Lançamento da série em fascículos OS BICHOS.
1971 Antes um suplemento das revistas técnicas, EXAME é lançada como uma revista independente.
1972
 Lançamento da revista HORÓSCOPO, que então se chamava CAPRICHO HORÓSCOPO.
 Fundação do CÍRCULO DO LIVRO, primeiro clube de livro implantado em grande escala no Brasil.
1973
 Lançamento da CARÍCIA, revista voltada para a adolescente.
 Lançamento do GUIA QUATRO RODAS SÃO PAULO.
 Lançamento da revista NOVA, em associação com a revista americana Cosmopolitan. Atualmente a revista incentiva e orienta a mulher na busca pela realização pessoal e profissional. Estimula a ousadia e a coragem para enfrentar os desafios, a busca pelo prazer sem culpa e a construção da auto-estima e da autoconfiança.
 Lançamento da revista MON TRICOT, sobre tricô e crochê.
1974
 Lançamento do anuário Os Melhores e os Maiores da revista EXAME.
 Lançamento da primeira edição do ALMANAQUE ABRIL.
1975
 Lançamento da HERÓIS DA TV, revista em quadrinhos mensal com personagens da Marvel Comics, publicada até janeiro de 1978.
 Lançamento da revista HOMEM, que em 1978 passaria a se chamarPLAYBOY.
1976
 Lançamento Da coleção de figurinhas Galeria Walt Disney.
 Lançamento do primeiro guia rodoviário do país chamado GUIA RODOVIÁRIO DO BRASIL QUATRO RODAS.
1977
 Lançamento da revista CASA CLAUDIA. Hoje, ela é a principal revista de decoração e projetos de móveis do país. A revista lança regularmente inúmeras edições especiais, como Casa Claudia Luxo e Casa Claudia Bebê.
1981 Lançamento da revista CIÊNCIA ILUSTRADA.
1982
 Lançamento da revista CLAUDIA MODA, antes uma edição especial da revista CLAUDIA.
1983 Lançamento do GUIA DO ESTUDANTE (o primeiro número se chamava Cursos e Profissões). Hoje em dia as publicações da marca Guia do Estudante são úteis e práticas, que ajudam o jovem a entender o mundo, e são ferramentas para aqueles leitores que se preocupam com o seu futuro.
 Lançamento do gibi HOMEM ARANHA.
 Lançamento da revista SAÚDE, que abre a perspectiva de uma vida mais saudável ao leitor que busca bem-estar físico e mental para si próprio e para a família, ensinando a cuidar melhor do corpo, dando dicas de prevenção, alimentação e receitas, e revelando descobertas científicas testadas e aprovadas.
1984
 Lançamento dos gibis do Batman, Conan e Super-homem.
 Lançamento da revista GUIACOZINHA.
1985 Lançamento da revista BIZZ, que tem o mais respeitado conteúdo sobre música do Brasil.
 Lançamento da revista VEJA EM SÃO PAULO, suplemento paulistano de VEJA. Atualmente é conhecida como VEJINHA SÃO PAULO.
1986
 Lançamento da revista NOVA ESCOLA, tendo como missão contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, prioritariamente das escolas públicas com menos recursos e investir no professor brasileiro como profissional, ser humano e cidadão. Com 798.000 exemplares por mês, chega a 200.000 escolas públicas do ensino fundamental em todo o país e fala com 3,3 milhões de professores, diretores e coordenadores e mais de 25 milhões de alunos.
 Lançamento do anuário GUIA RURAL ABRIL.
1987 Lançamento da SUPERINTERESSANTE, maior revista jovem do país. Ela inova nas pautas com abordagens criativas para os temas que todos estão discutindo e antecipa tendências, contando para o leitor, em primeiríssima mão, aquilo que vem por aí.
 Lançamento da revista GUIA RURAL.
 Lançamento da revista SET, sobre cinema e vídeo.
 Lançamento da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, antes uma edição especial da revista CLAUDIA.
1988
 Lançamento da revista BOA FORMA, antes uma edição especial da revista SAÚDE. É a revista que mais entende de beleza. Ao abordar assuntos como alimentação saudável, exercícios e qualidade de vida, ela ajuda a leitora a entrar em forma, emagrecer, cuidar da pele, do cabelo e prevenir doenças, propondo um estilo de vida mais saudável em todos os sentidos.
 Lançamento da revista de moda ELLE no mercado brasileiro.
1991
 Lançamento da revista VEJA RIO, suplemento carioca da revista VEJA.
1992
 Lançamento da revista OS CAMINHOS DA TERRA.
1993 Lançamento da revista CARAS, que trata do mundo dos ricos e famosos.
 Lançamento da EXAME INFORMÁTICA, inicialmente um suplemento da revista de negócios EXAME. Em 1997 passa a se chamar INFO EXAME. Atualmente a revista é direcionada para apaixonados por tecnologia, profissionais de TI ou aficionados em eletrônicos.
1994
 Lançamento da revista VIP, antes um suplemento da revista EXAME. É uma revista que busca orientar o leitor no relacionamento com as mulheres e no consumo inteligente, de modo bem-humorado e irreverente.
1995 Lançamento da VIAGEM e TURISMO, única revista voltada exclusivamente ao turista. Inspira, orienta e defende o viajante, mostrando os principais centros turísticos do mundo e do Brasil, fazendo da viagem dos sonhos uma prática realidade através de detalhados roteiros nacionais e internacionais com dicas sobre cidades e países.1996 Lançamento da revista semanal ANA MARIA, prestando serviço, informando e divertindo com os mais variados temas: beleza, saúde, educação dos filhos, relação marido e mulher, moda, sexo, culinária, astrologia, decoração, notícias de artistas e resumo de novelas.1997 Lançamento da BRAVO!, única revista do mundo que trata de música, cinema, livros, artes plásticas, teatro e dança na mesma publicação, somando crítica, ensaio e debate à apresentação da agenda cultural.
1998
 Lançamento da revista VOCÊ S.A., revista de gestão de carreira que busca apresentar o ambiente de trabalho real, seus personagens e suas histórias. Traz os bastidores das empresas e informações do universo do leitor e busca ajudá-lo na carreira, dando subsídios para lidar com os dilemas, desafios e oportunidades no trabalho.
 Lançamento da revista TITITI, espécie de guia das novelas, fofocas, programação, vida dos artistas dentro e fora da televisão.
1999 Lançamento da revista MINHA NOVELA, trazendo tudo que acontece no mundo das novelas e mini-séries, revelações sobre os bastidores das gravações e resgata antigos sucessos que marcaram época na telinha.
2000
 Lançamento da revista CLAUDIA COZINHA, antes um suplemento da revista CLAUDIA. A revista busca despertar e alimentar o prazer pela gastronomia, levando sempre em conta as atuais necessidades dos leitores como praticidade e informação. Uma publicação de sucesso porque fala de gastronomia sem complicar e oferece receitas práticas.
 Lançamento da BONS FLUÍDOS, revista que de auto-conhecimento que fala do relacionamento do seu leitor consigo mesmo, com a casa, a família, o corpo, a mente, o próximo e o mundo.
2001 Lançamento da MUNDO ESTRANHO, única revista para garotos do País. Irreverente, divertida e com uma linguagem visual forte, nasceu como um filhote da Superinteressante, especialmente voltada para aqueles leitores que queriam mais curiosidades.2003 Lançamento da AVENTURAS NA HISTÓRIA, maior revista de história do país. Trata o passado de um jeito moderno, com agilidade, linguagem leve e ilustrações arrebatadoras.2005 Lançamento da EXAME PME como edição especial. O sucesso foi tanto que a EXAME PME viraria uma revista bimestral dirigida aos pequenos e médios empresários brasileiros.
2006
 Lançamento pela editora ABRIL no Brasil da MEN’S HEALTH, uma revista de estilo vida, que trata, de forma prática e ao mesmo tempo científica, dos temas para o bem estar do homem moderno como saúde, fitness, nutrição, relacionamento, estilo, tecnologia e carreira.
2007
 Lançamento da revista GLOSS, guia prático e contemporâneo para a jovem que precisa encontrar o seu lugar no mundo. É a revista que vai orientar as escolhas da leitora e responder suas dúvidas sobre sexo, amor, moda, beleza, trabalho, dinheiro, consumo e estilo de vida de forma direta, sem deixar que ela se perca em um mar de informações.
 Lançamento da revista LOVETEEN, voltada para jovens garotas que adoram ter assuntos divertidos para conversar com as amigas. Destacam-se nas capas da revista os ídolos sobre os quais as meninas querem saber o máximo possível - e é com a revista que elas conseguem aproximar-se deles.
2008
 Lançamento pela ABRIL no mercado brasileiro da RUNNER’S WORLD, maior revista sobre corrida do mundo. Autoridade máxima no assunto, a publicação se destina a corredores de todos os níveis – de iniciantes a profissionais.
 Lançamento pela editora ABRIL no Brasil da WOMEN’S HEALTH, especializada em conteúdos de saúde, qualidade de vida e bem-estar das mulheres.
-
-
Dados corporativos● Origem: Brasil● Fundação: 1950● Fundador: Victor Civita● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: 
Grupo Abril● Capital aberto: Não● Chairman: Roberto Civita● Presidente executivo: Giancarlo Civita● Faturamento: R$ 3 bilhões (estimado)
● Lucro: 
Não divulgado● Títulos: 300
● Leitores: 
28 milhões● Assinantes: 4 milhões
● Presença global: 
5 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 7.000
● Segmento: 
Comunicações● Principais produtos: Revistas, gibis e livros
● Ícones: 
A revista Veja e os gibis● Slogan: Faz parte da sua vida.● Website: www.abril.com.br
-
A marca no mundo
O GRUPO ABRIL é um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina, fornecendo informação, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público e atuando de forma integrada em várias mídias. Suas publicações estão presentes em 21.100 bancas e em outros 7.400 pontos de venda alternativos e 2.700 pontos de grande varejo em todo o Brasil. Empregando cerca de 7.000 pessoas, o Grupo é composto pela Editora Abril (publicações), Abril Digital (composta pela Abril.com e Abril no celular), MTV (TV segmentada), além da Abril Educação (Editoras Ática e Scipione). Possui ainda a maior gráfica da América Latina, que imprime cerca 350 milhões de revistas por ano, e conta com um eficiente serviço de database marketing, assinaturas e distribuição. A ABRIL publicou mais de 300 títulos em 2008 e é líder em 22 dos 25 segmentos em que atua. Suas publicações tiveram ao longo do ano uma circulação de 179,2 milhões de exemplares, em um universo de 28 milhões de leitores e 4 milhões de assinaturas. Sete das dez revistas (Veja, Nova Escola, Claudia, Superinteressante, Caras, Nova e Manequim) mais lidas do país são da ABRIL, sendo Veja a terceira maior revista semanal de informação do mundo e a maior fora dos Estados Unidos. Com todos os seus sites, atinge cerca de 198 milhões de pageviews ao mês, e os jovens espectadores da MTV chegam a 50 milhões ao mês. O GRUPO ABRIL comercializa seus títulos também em alguns países de língua portuguesa.
-
Você sabia?
 A ABRIL detém a liderança do mercado brasileiro de livros escolares com a Abril Educação que publicou mais de 4.000 títulos e detém 29% do mercado brasileiro de livros escolares. Em 2008 produziu 37 milhões de livros.
-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja e Exame), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário