O conceito da grife AREZZO, sinônimo de sapatos e sucesso, conta com a valorização do design, materiais de alta qualidade e tecnologia de ponta. Calçados e bolsas com ares modernos, e muitos deles ousados, estão sempre em sintonia com as principais tendências da moda mundial. Suas lojas, com ambientes limpos e aconchegantes, são um convite praticamente irrecusável para qualquer mulher renovar sua coleção de bolsa, sandália, bota e sapatos de salto.
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A história
A história da marca começou em 1972, na cidade de Belo horizonte, estado de Minas Gerais, quando os irmãos Anderson e Jefferson Birman, então dois jovens com apenas 18 e 21 anos, fundaram uma fábrica de calçados. O nome da empresa foi escolhido, literalmente, a dedo. Tendo em mãos um mapa da Itália, país que nos anos 70 exercia uma grande influência na moda mundial, os irmãos apontaram ao acaso para um lugar, que era a cidade de Arezzo, na ensolarada região da Toscana. Inicialmente voltada à produção de sapatos masculinos, a empresa vendia seus produtos às lojas multimarcas. Em seguida direcionou-se ao mercado de sapatos femininos. Em 1974, a empresa abriu sua primeira loja de sapatos femininos, focada em aspectos como design e estilo. Seu primeiro sucesso foi a sandália anabela revestida de juta, um lançamento de verão, que virou mania nacional em 1977. Na década de 80, consolidou-se como uma fábrica de sapatos com capacidade produtiva de dois milhões de pares por ano.
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No começo dos anos 90, os custos industriais de Belo Horizonte tornaram-se proibitivos – e os irmãos Birman começaram a planejar o movimento que os levaria a reinventar sua empresa. Desativaram gradualmente as linhas de produção (que empregavam duas mil pessoas), colocaram de pé o modelo de terceirização industrial no Vale dos Sinos e, como ponto final, transferiram o cérebro criativo da empresa para Campo Bom, Rio Grande do Sul, no centro do maior complexo calçadista do Brasil. A partir deste momento, a AREZZO mudou seu foco de fabricante de sapatos para administradora de uma grande rede de varejo de sapatos concentrando-se no desenvolvimento de conceitos de marca e moda e nos seus canais de distribuição.--Nos anos seguintes a AREZZO seguiu inovando e oferecendo às suas consumidoras produtos de qualidade, sempre em dia com a moda. Em 2004, como mais um esforço de firmar de vez a AREZZO com uma marca fashion, a empresa contratou como garota-propaganda a modelo Eletra Rossellini. Outra ação foi o lançamento de uma coleção que buscava expressar a tendência retro, com grande valorização das peças “vintage” (coleções antigas com valor estético e cultural). Um dos trunfos era o giro das mercadorias nas lojas, com o lançamento de quatro novos modelos por dia. Em 2005, a AREZZO recebeu o título de melhor franquia do Brasil, segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).--Em 2007, depois de comprar a participação do irmão na empresa, que Anderson arquitetou a união com a Schultz (fundada por seu filho Alexandre em 1995), originando o GRUPO AREZZO, e vendeu 25% da nova empresa por R$ 76.3 milhões para a Tarpon, gestora de recursos que administra US$ 1.1 bilhões. A partir daí, o grupo passou a apostar na diversificação de marcas, criou uma nova grife de luxo com o nome de Alexandre Birman e o projeto de uma nova marca está sendo implantado. A idéia é cobrir todos os segmentos: a AREZZO, sapatos que custam, em média, R$ 160; a Schultz, calçados com um apelo mais fashion a um preço médio de R$ 230; e a Alexandre Birman, uma marca cujo nicho de mercado é o luxo, ostenta modelos de produção mais artesanal, com preços que variam de R$ 400 a R$ 800. Os novos passos do grupo se darão por meio da extensão da grife AREZZO para as linhas Uomo, com sapatos masculinos, e Bambini, com produtos para crianças.--A marca mineira desembarcou na China em 2008 com planos ambiciosos: inaugurou quatro lojas em Xangai, e, até 2016, serão 300 lojas de marca própria no país - número bem superior às atuais existentes no Brasil. A AREZZO ingressou no mercado chinês para vender sapatos, não para produzi-los. No país conhecido pelos produtos baratos, a marca aposta em modelos top, para consumidoras de classe média e alta. Recentemente, a empresa introduziu um novo layout em suas lojas, com concepção arrojada privilegiando os espaços nos quais sapatos, bolsas e acessórios são expostos como obras de arte. O objetivo é valorizar a sofisticação, o requinte e o luxo das peças. Recentemente a AREZZO, marca de bolsas, sapatos e acessórios, apostou em um novo modelo de negócios, oferecendo uma linha de cosméticos que inclui autobronzeadores, hidratantes e esfoliantes específicos para os cuidados com as pernas e os pés; além do lançamento de uma linha de esmaltes composta por 8 cores no ano de 2009.-- -
Uma marca fashion
O sucesso da marca está amparado no tripé conceito, alta qualidade e design contemporâneo, além de uma forma de produção terceirizada que está na esteira de marcas internacionais de sucesso. A AREZZO é a única grande companhia brasileira que não tem fábricas. Suas coleções são produzidas na região sapateira do Vale dos Sinos (RS). A AREZZO distingue-se no mercado brasileiro por ter uma forte identidade de marca em um cenário dominado por commodities e produtos baratos. Somado à cadeia de lojas exclusivas, esse perfil original permite à AREZZO trabalhar com sapatos de maior valor agregado, como fazem as grandes marcas estrangeiras.
--Além dessas características, a marca AREZZO investido muito, entenda-se milhões de Reais, em comunicação, com objetivo de fixar cada vez mais a marca no segmento fashion. A última campanha da marca conta com nomes famosos e associados a um visual completamente moderno: Cláudia Raia, Mariana Ximenez e Patrícia Pillar. O público alvo da grife, sempre à frente das últimas tendências internacionais, é a mulher contemporânea, conhecedora de moda e ciente da importância da imagem no mundo atual. Justamente como as três belas e chiques atrizes que representam a marca AREZZO atualmente.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil● Fundação: 1972
● Fundador: Anderson e Jefferson Birman● Sede mundial: Campo Bom, Rio Grande do Sul, Brasil● Proprietário da marca: Arezzo S.A.● Capital aberto: Não
● Presidente: Anderson e Jefferson Birman● Vice-presidente: Alexandre Birman● Faturamento: R$ 550 milhões (2009)
● Lucro: Não divulgado● Lojas: 247
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 800● Segmento: Varejo● Principais produtos: Calçados, bolsas, cintos e carteiras● Outras marcas: Schutz e Alexandre Birman
● Website: www.arezzo.com.br
-A marca no mundoAnualmente a AREZZO vende cerca de 4.4 milhões de pares de calçados, bolsas, acessórios (cintos e carteiras) e bijuterias em mais de 247 lojas próprias distribuídas em mais de 90 cidades brasileiras, além de 16 unidades em países como China, Paraguai, Bolívia, Venezuela e Portugal, e distribuidores em outros 30 países. A empresa ainda é dona das marcas Schultz (com produtos vendidos em oito lojas próprias, 1.000 lojas multimarcas no Brasil, além de 300 pontos no exterior) e a Alexandre Birman (que não possui loja e só é encontrada em locais de alto luxo como a paulistana Daslu e as americanas Bergdorf & Goodman e Neiman Marcus).
-Você sabia?● Atualmente é a maior marca de varejo de calçados femininos fashions da América Latina.
--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Uma marca fashion
O sucesso da marca está amparado no tripé conceito, alta qualidade e design contemporâneo, além de uma forma de produção terceirizada que está na esteira de marcas internacionais de sucesso. A AREZZO é a única grande companhia brasileira que não tem fábricas. Suas coleções são produzidas na região sapateira do Vale dos Sinos (RS). A AREZZO distingue-se no mercado brasileiro por ter uma forte identidade de marca em um cenário dominado por commodities e produtos baratos. Somado à cadeia de lojas exclusivas, esse perfil original permite à AREZZO trabalhar com sapatos de maior valor agregado, como fazem as grandes marcas estrangeiras.
--Além dessas características, a marca AREZZO investido muito, entenda-se milhões de Reais, em comunicação, com objetivo de fixar cada vez mais a marca no segmento fashion. A última campanha da marca conta com nomes famosos e associados a um visual completamente moderno: Cláudia Raia, Mariana Ximenez e Patrícia Pillar. O público alvo da grife, sempre à frente das últimas tendências internacionais, é a mulher contemporânea, conhecedora de moda e ciente da importância da imagem no mundo atual. Justamente como as três belas e chiques atrizes que representam a marca AREZZO atualmente.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil● Fundação: 1972
● Fundador: Anderson e Jefferson Birman● Sede mundial: Campo Bom, Rio Grande do Sul, Brasil● Proprietário da marca: Arezzo S.A.● Capital aberto: Não
● Presidente: Anderson e Jefferson Birman● Vice-presidente: Alexandre Birman● Faturamento: R$ 550 milhões (2009)
● Lucro: Não divulgado● Lojas: 247
● Presença global: 30 países
● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 800● Segmento: Varejo● Principais produtos: Calçados, bolsas, cintos e carteiras● Outras marcas: Schutz e Alexandre Birman
● Website: www.arezzo.com.br
-A marca no mundoAnualmente a AREZZO vende cerca de 4.4 milhões de pares de calçados, bolsas, acessórios (cintos e carteiras) e bijuterias em mais de 247 lojas próprias distribuídas em mais de 90 cidades brasileiras, além de 16 unidades em países como China, Paraguai, Bolívia, Venezuela e Portugal, e distribuidores em outros 30 países. A empresa ainda é dona das marcas Schultz (com produtos vendidos em oito lojas próprias, 1.000 lojas multimarcas no Brasil, além de 300 pontos no exterior) e a Alexandre Birman (que não possui loja e só é encontrada em locais de alto luxo como a paulistana Daslu e as americanas Bergdorf & Goodman e Neiman Marcus).
-Você sabia?● Atualmente é a maior marca de varejo de calçados femininos fashions da América Latina.
--As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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