domingo, 25 de julho de 2010

ARISCO


Dirigida à mulher descomplicada, moderna e que não dispensa a praticidade na hora de cozinhar, os produtos da ARISCO são presença obrigatória em milhões de cozinhas brasileiras. Quatro décadas depois de seu lançamento, a marca tinha um portfólio imenso de produtos e conquistara seu lugar nas prateleiras dos supermercados e no coração das consumidoras. Sempre competindo com os gigantes da indústria alimentícia mundial, a Arisco se destacou por manter qualidade e preços acessíveis.
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A história
Tudo começou em 1942, quando a família Alves de Queiroz montou um pequeno estabelecimento de secos e molhados. O negócio prosperou e foi transferido para Goiânia (GO), onde passou a operar sob o nome de Sociedade Irmãos Alves – Indústrias, Importadora e Comércio. Em 1969, João Alves de Queiroz Filho, ao lado do pai, resolveu investir em um novo negócio: a produção de sal temperado. A ARISCO nasceu de maneira modesta: uma mistura de sal e temperos que pretendia facilitar a vida da dona-de-casa. Embalado em potes de plástico, o tempero pronto revolucionou a vida das donas-de-casa acostumadas a amassar sal, alho e pimenta no pilão.
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Para se firmar no mercado e conquistar a consumidora que ainda desconfiava dos produtos industrializados, a marca apostou em uma ousada estratégia corpo a corpo. Para isso, foi montada uma frota terceirizada de 30 peruas Kombi, pintadas nas cores azul e vermelha, as mesmas utilizadas nas embalagens do tempero em pasta. Os motoristas dos veículos iam de loja em loja, desempenhando o papel tanto de demonstradores quanto de vendedores. E o alvo inicial foram as mulheres dos donos das quitandas e mercearias. Elas eram convencidas a experimentar o tempero, gratuitamente, com o argumento de que ganhariam muito tempo no preparo das refeições. E, assim, “sobraria mais tempo para namorar”. Depois da conquista do pequeno varejo, a ARISCO resolveu ingressar nas grandes redes, oferecendo caixas do tempero em pasta gratuitamente. Não demorou muito para que o tempero ARISCO se transformasse num campeão de vendas.
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Rapidamente a marca ganhou expressão nacional e tornou-se a líder de mercado com os seus famosos temperos em pasta. Nascia o tempero em pasta Arisco. No início da década de 70, já consolidada no mercado de temperos prontos, a ARISCO começou a se expandir, comprando outras empresas da área de alimentos, aumentando assim sua linha de produtos. Nas décadas de 80 e 90, a marca conquistou espaço com uma política de preços agressiva combinada a uma rápida diversificação de seu portfólio, que incluiu atomatados, caldos e sopas, amido de milho, pó para refresco, maionese, catchup, macarrão instantâneo e achocolatado. Também passou a exportar seus produtos para vários países.
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A década de 90 também foi marcada por muitas aquisições como da marca de geléia de mocotó Colombo (1992); da marca de conservas e azeite de oliva Beira Alta (1993); da marca Kinoko, com produtos no segmento de conservas especiais (1994); da Inbasa, marca de geléia de mocotó (1995); e da marca Malagueña, uma das mais tradicionais de azeite, azeitonas e conservas. A marca ARISCO faz parte da Unilever desde 2000 quando foi vendida para subsidiária brasileira da Bestfoods, que por sua vez foi adquirida no mesmo ano pela empresa holandesa.
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Nesse momento, a marca passou por um processo de reavaliação amparado por uma série de pesquisas entre os consumidores. O foco das mudanças recaiu sobre os seguintes pontos: transformar ARISCO numa marca guarda-chuva, valorizar sua tradição no mercado e aproximá-la de seu público-alvo, as mulheres. Este foi o início de uma nova etapa na vida de uma marca que tem forte empatia com os brasileiros. Três anos depois, com a identidade visual totalmente renovada e unificada para as suas 12 categorias de produto, a Arisco estava pronta para voltar à mídia. A campanha estrelada por Ivete Sangalo adotou o slogan “Com Arisco você faz e acontece todo dia”. -
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Simultaneamente, a marca passou a investir em novos sabores para surpreender e, ao mesmo tempo, atender à necessidade dessa mulher. A Arisco foi buscar inspiração na cozinha brasileira e incorporou sabores que são a cara da nossa culinária, como os caldos de Costelinha de Porco, Costela, Carne Seca, Peixada Brasileira e Galinhada Brasileira, as sopas de Carne com Macarrão, Creme de Milho, Creme de Espinafre, o Sopão de Fubá com Couve e o macarrão instantâneo Arisco Sabor Costela. Nesse contexto de novidades, a partir de 2006 também houve uma mudança significativa para agregar ainda mais valor à compra das consumidoras, cada vez mais preocupadas com a saúde da família: a eliminação da perigosa gordura trans de todos os produtos da marca. -
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Em 2008, seria a vez de a maionese Arisco ganhar uma fórmula com menos óleo e calorias – a versão light também diminuiu seu teor de sódio. Além da troca da imagem de um sanduíche pela de um prato de legumes e alface, o rótulo também ganhou um novo elemento: o selo Minha Escolha, certificado internacional dado a alimentos com índices de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio dentro dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).-
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A linha do tempo1985
 Lançamento do extrato de tomate Arisco.
1986 Lançamento do Pomarisco, primeiro molho de tomate da marca.
 Lançamento da polpa de tomate Tomato.
 Lançamento dos caldos em cubos Arisco.
1987 Lançamento dos molhos Tarantella, substituindo o Pomarisco.
 Lançamento do purê de tomate Sopurê.
1992 Lançamento do amido de milho Arisco.
1993
 Lançamento do pó para refresco Frisco.
1994
 Lançamento de novos sabores do molho de tomate Tarantella.
 Lançamento do fermento em pó Arisco.
1995
 Lançamento das sopas prontas.
1996
 Lançamento dos refrescos em pó Tornado.
1997
 Lançamento da linha de produtos Tempera Mais e dos temperos em flocos Arisco.
 Lançamento de catchup, molho de mostarda e macarrão instantâneo da marca.
1998 Lançamento do achocolatado em pó instantâneo Mágico.
 Lançamento do tempero Puro Alho, feito com alho in natura selecionado.
1999 Lançamento de uma linha de maioneses com sabor.
 A marca reforça sua posição no mercado de produtos à base de tomate com o lançamento da linha Sabor Brasil, composta pelos extratos de tomate Arisco e Spaghetto, pelos molhos de tomate refogado e peneirado Tarantella, pelos molhos prontos Bella Itália e Spaghetto e pelos purês e polpa de tomate Tomato e Sopurê.
2000 Lançamento do Puro Alho Arisco em dentes.
 Lançamento de Frisco na versão Light.
2002
 Lançamento de Extratomato Arisco, uma base de tomate para molhos, e da linha de chás Frisco, nos sabores Pêssego e Limão.
 Lançamento da margarina Arisco.
 Lançamento do tempero em pasta Arisco Cebola e Alho.
 Relançamento das sopas Arisco, com nova fórmula e layout de embalagem.
2004 Lançamento das sopas Sabores do Brasil, inspiradas nas tradicionais receitas nacionais.
 A marca inclui duas novidades em sua consagrada linha de temperos. No segmento em pasta, lança o Tempero Caseiro e, na categoria em pó, renova as embalagens de Tempera Mais e introduz a versão Ervas e Limão, inédita no mercado.
2005
 Lançamento do caldo Costelinha de Porco e do Caldo de Carne Seca. Como toda a linha de caldos Arisco, estes sabores também são elaborados livre de gordura trans.
 A marca relança a Sopa de Galinha Caipira com Macarrãozinho e passa também a produzir os novos sabores Creme de Cebola, Creme de Queijo e Creme de Ervas. A linha de sopas ganha novas embalagens e as novidades são divulgadas com inserções da mensagem "Eu amo sopas Arisco" em destaque nas gôndolas.
 Relançamento da linha Frisco, com novas embalagens que destacam as frutas e novas fórmulas, com aromas mais naturais.
2006
 Lançamento de Arisco Lámen nos sabores Tomate e Costela.
2008 Lançamento do molho Tarantella Original em embalagem sachê, mais barata e prática de armazenar que a lata.
 As embalagens da linha de sopas são renovadas e padronizadas a partir de maio, com o lançamento dos sabores Creme de Milho, Creme de Espinafre e Sopão Fubá com Couve.
 Lançamento dos caldos nos sabores Peixada Brasileira e Galinha Brasileira.
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A comunicaçãoA ARISCO sempre se preocupou em associar seu nome à imagem de pessoas famosas, de grande apelo popular. Entre os artistas que participaram das campanhas da marca estiveram a cantora Elza Soares, a atriz Dina Sfat, os comediantes dos Trapalhões e a apresentadora Xuxa. Com esta última, a ARISCO assinou um contrato de patrocínio pessoal e exclusivo no Brasil e na América Latina. Durante mais de um ano, Xuxa e as Paquitas – ajudantes da apresentadora – usaram o logotipo da marca em bonés, camisetas e bottons nos shows realizados no País e no exterior. A marca também patrocinou nomes importantes do automobilismo, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello – este último ainda em início de carreira. Entre as celebridades que há poucos anos ligaram sua imagem a marca está a cantora Ivete Sangallo.
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A evolução visualEm 2003, a marca ARISCO teve seu logotipo, embalagens e linhas de produtos inteiramente reformulados. A nova identidade visual, adotada como padrão para todas as suas linhas de produto, ganhou forma redonda e mais moderna, e suas embalagens imagens mais práticas e chamativas. Pouco depois, em 2006, ocorreu uma nova alteração, com a logomarca ganahndo uma nova tipologia e contornos arredondados mais atuais.
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Os slogans
A gostosa do pedaço. (2004, Maionese Arisco)
Com Arisco você faz e acontece todo dia. (2003)
Dá gosto ter Arisco em casa.-
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1969
● Fundador: João 
Alves de Queiroz Filho● Sede mundial: São Paulo, Brasil● Proprietário da marca: Unilever
● Capital aberto: 
Não● Presidente: Kees Kruythoff (Brasil)
● Faturamento:
 Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Temperos, molhos, geléias, macarrão instantâneo
● Ícones: 
Os molhos de tomate● Slogan: Com Arisco você faz e acontece.● Website: www.arisco.com.br
-A marca no BrasilAtualmente a ARISCO, que conta com uma linha de produtos composta por mais de 10 categorias diferentes, de macarrão instantâneo a refrescos em pó, passando por molhos, maioneses, sopas, geléias, entre outros itens, está presente em todo território nacional.-
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).

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