Dirigida à mulher descomplicada, moderna e que não dispensa a praticidade na hora de cozinhar, os produtos da ARISCO são presença obrigatória em milhões de cozinhas brasileiras. Quatro décadas depois de seu lançamento, a marca tinha um portfólio imenso de produtos e conquistara seu lugar nas prateleiras dos supermercados e no coração das consumidoras. Sempre competindo com os gigantes da indústria alimentícia mundial, a Arisco se destacou por manter qualidade e preços acessíveis.
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A história
Tudo começou em 1942, quando a família Alves de Queiroz montou um pequeno estabelecimento de secos e molhados. O negócio prosperou e foi transferido para Goiânia (GO), onde passou a operar sob o nome de Sociedade Irmãos Alves – Indústrias, Importadora e Comércio. Em 1969, João Alves de Queiroz Filho, ao lado do pai, resolveu investir em um novo negócio: a produção de sal temperado. A ARISCO nasceu de maneira modesta: uma mistura de sal e temperos que pretendia facilitar a vida da dona-de-casa. Embalado em potes de plástico, o tempero pronto revolucionou a vida das donas-de-casa acostumadas a amassar sal, alho e pimenta no pilão.
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Para se firmar no mercado e conquistar a consumidora que ainda desconfiava dos produtos industrializados, a marca apostou em uma ousada estratégia corpo a corpo. Para isso, foi montada uma frota terceirizada de 30 peruas Kombi, pintadas nas cores azul e vermelha, as mesmas utilizadas nas embalagens do tempero em pasta. Os motoristas dos veículos iam de loja em loja, desempenhando o papel tanto de demonstradores quanto de vendedores. E o alvo inicial foram as mulheres dos donos das quitandas e mercearias. Elas eram convencidas a experimentar o tempero, gratuitamente, com o argumento de que ganhariam muito tempo no preparo das refeições. E, assim, “sobraria mais tempo para namorar”. Depois da conquista do pequeno varejo, a ARISCO resolveu ingressar nas grandes redes, oferecendo caixas do tempero em pasta gratuitamente. Não demorou muito para que o tempero ARISCO se transformasse num campeão de vendas.
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Rapidamente a marca ganhou expressão nacional e tornou-se a líder de mercado com os seus famosos temperos em pasta. Nascia o tempero em pasta Arisco. No início da década de 70, já consolidada no mercado de temperos prontos, a ARISCO começou a se expandir, comprando outras empresas da área de alimentos, aumentando assim sua linha de produtos. Nas décadas de 80 e 90, a marca conquistou espaço com uma política de preços agressiva combinada a uma rápida diversificação de seu portfólio, que incluiu atomatados, caldos e sopas, amido de milho, pó para refresco, maionese, catchup, macarrão instantâneo e achocolatado. Também passou a exportar seus produtos para vários países.
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Rapidamente a marca ganhou expressão nacional e tornou-se a líder de mercado com os seus famosos temperos em pasta. Nascia o tempero em pasta Arisco. No início da década de 70, já consolidada no mercado de temperos prontos, a ARISCO começou a se expandir, comprando outras empresas da área de alimentos, aumentando assim sua linha de produtos. Nas décadas de 80 e 90, a marca conquistou espaço com uma política de preços agressiva combinada a uma rápida diversificação de seu portfólio, que incluiu atomatados, caldos e sopas, amido de milho, pó para refresco, maionese, catchup, macarrão instantâneo e achocolatado. Também passou a exportar seus produtos para vários países.
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A década de 90 também foi marcada por muitas aquisições como da marca de geléia de mocotó Colombo (1992); da marca de conservas e azeite de oliva Beira Alta (1993); da marca Kinoko, com produtos no segmento de conservas especiais (1994); da Inbasa, marca de geléia de mocotó (1995); e da marca Malagueña, uma das mais tradicionais de azeite, azeitonas e conservas. A marca ARISCO faz parte da Unilever desde 2000 quando foi vendida para subsidiária brasileira da Bestfoods, que por sua vez foi adquirida no mesmo ano pela empresa holandesa.
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Nesse momento, a marca passou por um processo de reavaliação amparado por uma série de pesquisas entre os consumidores. O foco das mudanças recaiu sobre os seguintes pontos: transformar ARISCO numa marca guarda-chuva, valorizar sua tradição no mercado e aproximá-la de seu público-alvo, as mulheres. Este foi o início de uma nova etapa na vida de uma marca que tem forte empatia com os brasileiros. Três anos depois, com a identidade visual totalmente renovada e unificada para as suas 12 categorias de produto, a Arisco estava pronta para voltar à mídia. A campanha estrelada por Ivete Sangalo adotou o slogan “Com Arisco você faz e acontece todo dia”. -
Simultaneamente, a marca passou a investir em novos sabores para surpreender e, ao mesmo tempo, atender à necessidade dessa mulher. A Arisco foi buscar inspiração na cozinha brasileira e incorporou sabores que são a cara da nossa culinária, como os caldos de Costelinha de Porco, Costela, Carne Seca, Peixada Brasileira e Galinhada Brasileira, as sopas de Carne com Macarrão, Creme de Milho, Creme de Espinafre, o Sopão de Fubá com Couve e o macarrão instantâneo Arisco Sabor Costela. Nesse contexto de novidades, a partir de 2006 também houve uma mudança significativa para agregar ainda mais valor à compra das consumidoras, cada vez mais preocupadas com a saúde da família: a eliminação da perigosa gordura trans de todos os produtos da marca. -
Em 2008, seria a vez de a maionese Arisco ganhar uma fórmula com menos óleo e calorias – a versão light também diminuiu seu teor de sódio. Além da troca da imagem de um sanduíche pela de um prato de legumes e alface, o rótulo também ganhou um novo elemento: o selo Minha Escolha, certificado internacional dado a alimentos com índices de gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio dentro dos limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).-
A linha do tempo1985
● Lançamento do extrato de tomate Arisco.1986● Lançamento do Pomarisco, primeiro molho de tomate da marca.
● Lançamento da polpa de tomate Tomato.
● Lançamento dos caldos em cubos Arisco.1987● Lançamento dos molhos Tarantella, substituindo o Pomarisco.
● Lançamento do purê de tomate Sopurê.1992● Lançamento do amido de milho Arisco.
1993
● Lançamento do pó para refresco Frisco.
1994
● Lançamento de novos sabores do molho de tomate Tarantella.
● Lançamento do fermento em pó Arisco.
1995
● Lançamento das sopas prontas.
1996
● Lançamento dos refrescos em pó Tornado.
1997
● Lançamento da linha de produtos Tempera Mais e dos temperos em flocos Arisco.
● Lançamento de catchup, molho de mostarda e macarrão instantâneo da marca.1998● Lançamento do achocolatado em pó instantâneo Mágico.
● Lançamento do tempero Puro Alho, feito com alho in natura selecionado.1999● Lançamento de uma linha de maioneses com sabor.
● A marca reforça sua posição no mercado de produtos à base de tomate com o lançamento da linha Sabor Brasil, composta pelos extratos de tomate Arisco e Spaghetto, pelos molhos de tomate refogado e peneirado Tarantella, pelos molhos prontos Bella Itália e Spaghetto e pelos purês e polpa de tomate Tomato e Sopurê.2000● Lançamento do Puro Alho Arisco em dentes.
● Lançamento de Frisco na versão Light.
2002
● Lançamento de Extratomato Arisco, uma base de tomate para molhos, e da linha de chás Frisco, nos sabores Pêssego e Limão.
● Lançamento da margarina Arisco.
● Lançamento do tempero em pasta Arisco Cebola e Alho.
● Relançamento das sopas Arisco, com nova fórmula e layout de embalagem.2004● Lançamento das sopas Sabores do Brasil, inspiradas nas tradicionais receitas nacionais.
● A marca inclui duas novidades em sua consagrada linha de temperos. No segmento em pasta, lança o Tempero Caseiro e, na categoria em pó, renova as embalagens de Tempera Mais e introduz a versão Ervas e Limão, inédita no mercado.
2005
● Lançamento do caldo Costelinha de Porco e do Caldo de Carne Seca. Como toda a linha de caldos Arisco, estes sabores também são elaborados livre de gordura trans.
● A marca relança a Sopa de Galinha Caipira com Macarrãozinho e passa também a produzir os novos sabores Creme de Cebola, Creme de Queijo e Creme de Ervas. A linha de sopas ganha novas embalagens e as novidades são divulgadas com inserções da mensagem "Eu amo sopas Arisco" em destaque nas gôndolas.
● Relançamento da linha Frisco, com novas embalagens que destacam as frutas e novas fórmulas, com aromas mais naturais.
2006
● Lançamento de Arisco Lámen nos sabores Tomate e Costela.2008● Lançamento do molho Tarantella Original em embalagem sachê, mais barata e prática de armazenar que a lata.
● As embalagens da linha de sopas são renovadas e padronizadas a partir de maio, com o lançamento dos sabores Creme de Milho, Creme de Espinafre e Sopão Fubá com Couve.
● Lançamento dos caldos nos sabores Peixada Brasileira e Galinha Brasileira.-
● Lançamento do extrato de tomate Arisco.1986● Lançamento do Pomarisco, primeiro molho de tomate da marca.
● Lançamento da polpa de tomate Tomato.
● Lançamento dos caldos em cubos Arisco.1987● Lançamento dos molhos Tarantella, substituindo o Pomarisco.
● Lançamento do purê de tomate Sopurê.1992● Lançamento do amido de milho Arisco.
1993
● Lançamento do pó para refresco Frisco.
1994
● Lançamento de novos sabores do molho de tomate Tarantella.
● Lançamento do fermento em pó Arisco.
1995
● Lançamento das sopas prontas.
1996
● Lançamento dos refrescos em pó Tornado.
1997
● Lançamento da linha de produtos Tempera Mais e dos temperos em flocos Arisco.
● Lançamento de catchup, molho de mostarda e macarrão instantâneo da marca.1998● Lançamento do achocolatado em pó instantâneo Mágico.
● Lançamento do tempero Puro Alho, feito com alho in natura selecionado.1999● Lançamento de uma linha de maioneses com sabor.
● A marca reforça sua posição no mercado de produtos à base de tomate com o lançamento da linha Sabor Brasil, composta pelos extratos de tomate Arisco e Spaghetto, pelos molhos de tomate refogado e peneirado Tarantella, pelos molhos prontos Bella Itália e Spaghetto e pelos purês e polpa de tomate Tomato e Sopurê.2000● Lançamento do Puro Alho Arisco em dentes.
● Lançamento de Frisco na versão Light.
2002
● Lançamento de Extratomato Arisco, uma base de tomate para molhos, e da linha de chás Frisco, nos sabores Pêssego e Limão.
● Lançamento da margarina Arisco.
● Lançamento do tempero em pasta Arisco Cebola e Alho.
● Relançamento das sopas Arisco, com nova fórmula e layout de embalagem.2004● Lançamento das sopas Sabores do Brasil, inspiradas nas tradicionais receitas nacionais.
● A marca inclui duas novidades em sua consagrada linha de temperos. No segmento em pasta, lança o Tempero Caseiro e, na categoria em pó, renova as embalagens de Tempera Mais e introduz a versão Ervas e Limão, inédita no mercado.
2005
● Lançamento do caldo Costelinha de Porco e do Caldo de Carne Seca. Como toda a linha de caldos Arisco, estes sabores também são elaborados livre de gordura trans.
● A marca relança a Sopa de Galinha Caipira com Macarrãozinho e passa também a produzir os novos sabores Creme de Cebola, Creme de Queijo e Creme de Ervas. A linha de sopas ganha novas embalagens e as novidades são divulgadas com inserções da mensagem "Eu amo sopas Arisco" em destaque nas gôndolas.
● Relançamento da linha Frisco, com novas embalagens que destacam as frutas e novas fórmulas, com aromas mais naturais.
2006
● Lançamento de Arisco Lámen nos sabores Tomate e Costela.2008● Lançamento do molho Tarantella Original em embalagem sachê, mais barata e prática de armazenar que a lata.
● As embalagens da linha de sopas são renovadas e padronizadas a partir de maio, com o lançamento dos sabores Creme de Milho, Creme de Espinafre e Sopão Fubá com Couve.
● Lançamento dos caldos nos sabores Peixada Brasileira e Galinha Brasileira.-
A comunicaçãoA ARISCO sempre se preocupou em associar seu nome à imagem de pessoas famosas, de grande apelo popular. Entre os artistas que participaram das campanhas da marca estiveram a cantora Elza Soares, a atriz Dina Sfat, os comediantes dos Trapalhões e a apresentadora Xuxa. Com esta última, a ARISCO assinou um contrato de patrocínio pessoal e exclusivo no Brasil e na América Latina. Durante mais de um ano, Xuxa e as Paquitas – ajudantes da apresentadora – usaram o logotipo da marca em bonés, camisetas e bottons nos shows realizados no País e no exterior. A marca também patrocinou nomes importantes do automobilismo, como Ayrton Senna e Rubens Barrichello – este último ainda em início de carreira. Entre as celebridades que há poucos anos ligaram sua imagem a marca está a cantora Ivete Sangallo.
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A evolução visualEm 2003, a marca ARISCO teve seu logotipo, embalagens e linhas de produtos inteiramente reformulados. A nova identidade visual, adotada como padrão para todas as suas linhas de produto, ganhou forma redonda e mais moderna, e suas embalagens imagens mais práticas e chamativas. Pouco depois, em 2006, ocorreu uma nova alteração, com a logomarca ganahndo uma nova tipologia e contornos arredondados mais atuais.
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Os slogans
A gostosa do pedaço. (2004, Maionese Arisco)
Com Arisco você faz e acontece todo dia. (2003)Dá gosto ter Arisco em casa.-
A gostosa do pedaço. (2004, Maionese Arisco)
Com Arisco você faz e acontece todo dia. (2003)Dá gosto ter Arisco em casa.-
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1969
● Fundador: João Alves de Queiroz Filho● Sede mundial: São Paulo, Brasil● Proprietário da marca: Unilever
● Capital aberto: Não● Presidente: Kees Kruythoff (Brasil)
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Temperos, molhos, geléias, macarrão instantâneo
● Ícones: Os molhos de tomate● Slogan: Com Arisco você faz e acontece.● Website: www.arisco.com.br
● Fundação: 1969
● Fundador: João Alves de Queiroz Filho● Sede mundial: São Paulo, Brasil● Proprietário da marca: Unilever
● Capital aberto: Não● Presidente: Kees Kruythoff (Brasil)
● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Temperos, molhos, geléias, macarrão instantâneo
● Ícones: Os molhos de tomate● Slogan: Com Arisco você faz e acontece.● Website: www.arisco.com.br
-A marca no BrasilAtualmente a ARISCO, que conta com uma linha de produtos composta por mais de 10 categorias diferentes, de macarrão instantâneo a refrescos em pó, passando por molhos, maioneses, sopas, geléias, entre outros itens, está presente em todo território nacional.-
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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