domingo, 25 de julho de 2010

Amsterdam Sauer


Existem várias formas de medir a importância de uma grife. O reconhecimento entre seus pares, o prestígio amealhado entre os clientes e sua capacidade de resistir à passagem do tempo. A brasileira AMSTERDAM SAUER se destaca nestes três quesitos, sendo vista como referência mundial no segmento de jóias cravejadas de gemas (esmeralda, opala, água-marinha, turmalina, ametista e citrino). O sucesso da empresa ao longo do tempo é resultado direto de sua determinação em oferecer produtos e serviços de alta qualidade, expertise única em jóias finas com pedras preciosas e dedicação pessoal de consultores poliglotas que conquistam uma extensa clientela internacional. Com design único e qualidade incomparável, a AMSTERDAM SAUER faz sucesso com suas belas jóias, que aliam a última palavra em tecnologia a técnicas artesanais tradicionais para obter os mais altos padrões na criação de suas peças únicas.
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A história
Tudo começou quando Jules Roger Sauer, francês de nascimento da região de Alsácia-Lorena, emigrou para o Brasil, sozinho, em 1939, quando tinha apenas 18 anos. Embora falasse quatro idiomas, o português não estava entre eles. Jules era muito jovem e não tinha ainda idéia de que caminho profissional seguir. Em seu primeiro contato com as pedras preciosas, tornou-se imediatamente fascinado por elas e decidiu estabelecer-se na cidade de Belo Horizonte. A capital do estado de Minas Gerais tinha, na época, a maior diversidade de gemas de cor do mundo. Viajando pelas vastas e selvagens paisagens de Minas Gerais, ele se envolveu primeiramente com a prospecção de diamantes. Entretanto, após algum tempo, ele vislumbrou o futuro potencial do inexplorado negócio das gemas de cor. De posse deste conhecimento, passou a concentrar seus esforços em tornar-se um conhecedor deste mercado.
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Com um capital inicial de aproximadamente US$ 10 mil, Jules fundou sua empresa em 1941. Ele a chamou de Lapidação Amsterdam Limitada. A cidade de Amsterdam, na Holanda, era o berço de excelência na lapidação e comércio de diamantes. Além disso, Jules tinha lembranças maravilhosas e uma tremenda admiração pelo povo holandês. Em poucos anos, a Amsterdam Limitada transformou-se em uma importante companhia no comércio de pedras preciosas, que abrangia mineração, compra, lapidação e vendas por atacado de gemas de cor de alta qualidade. Na época, a empresa trabalhava principalmente com águas-marinhas, turmalinas, topázios imperiais, ametistas e citrinos. Jules casou-se com Zilda em 1950 e decidiu se mudar para o Rio de Janeiro, capital e centro financeiro do Brasil.
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-Lá, o casal acrescentou a fabricação de jóias à lista de atividades da empresa. A primeira loja de varejo foi inaugurada, em 1953, ao lado do famoso Hotel Copacabana Palace na Avenida Atlântica. A loja foi inicialmente chamada de Sauer. Mais tarde, a empresa se tornou uma única entidade, chamada AMSTERDAM SAUER, como é hoje conhecida. Jules e Zilda construíram a AMSTERDAM SAUER como a única empresa brasileira verticalmente integrada. Da prospecção à venda no varejo.--Pesquisador, minerador, lapidador, exportador, colecionador, atacadista e varejista, Jules Roger Sauer, uma lenda viva na história da joalheria brasileira, percorreu as mais importantes minas de gemas do planeta colhendo experiências e histórias fantásticas. A esmeralda só foi descoberta no Brasil em 1963. Jules Sauer foi o pioneiro na sua prospecção e divulgação. Uma vez mais, ele foi além e viu o potencial desta gema universal. Obteve a histórica certificação do Instituto Gemológico Americano (Gemological Institute of America) para as esmeraldas brasileiras de Salininha. A partir daí, o mundo passou a reconhecer o Brasil como um grande produtor de esmeraldas – um marco e um momento decisivo na história do comércio brasileiro de gemas. Até então, apesar de séculos de procura, não tinham sido registradas ocorrências da gema no país. O mesmo aconteceu com a descoberta e o reconhecimento internacional da opala brasileira.
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A AMSTERDAM SAUER evoluiu com estas mudanças, transformando-se no mais respeitado especialista em esmeraldas brasileiras e colombianas na América do Sul. Nos anos seguintes a empresa investiu na diversificação de sua linha de produtos e a expansão da sua rede de lojas. Foi também pioneira ao criar o primeiro site de compras do segmento de alta-joalheria no Brasil, em 1997. Além das jóias, a AMSTERDAM SAUER desenvolve relógios e representa com exclusividade as grifes Omega, Dior, Ulysse Nardin, Breguet e Revue Thommen. Abotoaduras, prendedores de gravata e pingentes fazem parte do mix de produtos masculinos da marca.
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ExclusividadeAMSTERDAM SAUER é a única joalheria do país a manter controle completo do ciclo produtivo: desde a mineração, lapidação e polimento da pedra preciosa, passando pela criação e confecção da jóia, até sua venda. Os produtos da grife são resultado de um principal desafio: realizar desejos. Esse controle torna suas peças mais exclusivas e diferenciadas. O nascimento de uma jóia AMSTERDAM SAUER pode ser visto clicando no ícone abaixo.
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A qualidade e o design único, que mistura o tradicional com o contemporâneo, renderam à AMSTERDAM SAUER diversos prêmios, como os três Diamond International Awards (o prêmio máximo da joalheria mundial), conquistados em 1966, 1992 e 2000, conferido pela prestigiada De Beers, e o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, por três vezes consecutivas, em 2006, 2007 e 2008. O design diferenciado, que passeia do clássico ao moderno, aliado à qualidade aprimorada em mais de 65 anos de tradição, faz dos produtos MASTERDAM SAUER objetos de raro valor.
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O museu
Instalado em Ipanema desde 1989, o Museu Amsterdam Sauer de Pedras Preciosas e Minerais Raros é uma preciosidade no bairro mais fashion do Rio de Janeiro. Num cenário típico das regiões produtoras de gemas, o visitante pode observar réplicas de minas de esmeraldas (como a da mina de Santa Terezinha de Goiás), águas-marinhas e turmalinas, pedras típicas do Brasil. Estão em exibição mais de três mil pedras brutas e lapidadas - esmeraldas, rubilitas, águas-marinhas (incluindo um exemplar de 635 quilates), turmalinas, topázios imperiais. Algumas delas são destaques no Guiness Book - O Livro dos Recordes. O museu é o único no mundo com réplicas de minas em tamanho natural que transportam o visitante para o interior do Brasil. Em cada vitrine, o visitante vive um momento de deslumbramento. Uma coleção completa de gemas brasileiras, que somente a paixão e obstinação de seu fundador, Jules Roger Sauer, ao longo dos últimos 58 anos, poderia tornar realidade. Atualmente o Museu Amsterdam Sauer faz parte do roteiro dos mais importantes pontos turístico-culturais do Rio.
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Recentemente, o prédio, que também abriga uma loja AMSTERDAM SAUER, recebeu mais um pavimento. A nova área, localizada no terceiro andar, funciona como um misto de espaço cultural e de eventos (palestras, cursos e treinamento), além de servir para o atendimento de clientes vips. O projeto mistura elementos da natureza (casca de coco, madeiras amazônicas e palmeiras, por exemplo) com móveis contemporâneos de estilo urbano. O desafio foi harmonizar o ambiente, criando uma atmosfera agradável para os clientes, mas sem ofuscar as jóias. Afinal, elas são as maiores estrelas.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1941
● Fundador: 
Jules Roger Sauer● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: 
Família Sauer● Capital aberto: Não● Chairman: Jules Sauer
● CEO & Presidente: Daniel Sauer
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: 
Não divulgado● Lojas: 25 
● Presença global: 
2 países● Presença no Brasil: Sim● Funcionários: 500● Segmento: Joalheria● Principais produtos: Anéis, colares, brincos e relógios
● Ícones: As pedras preciosas
● Website: 
www.amsterdamsauer.com
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A marca no mundo
Atualmente a rede conta com 25 lojas, espalhadas pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Amazonas, sendo uma na cidade de Miami nos Estados Unidos, além de possuir representantes em grandes cidades do mundo, assim como oferece seus produtos a bordo de navios de cruzeiros de luxo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).

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