domingo, 25 de julho de 2010

AMOR AOS PEDAÇOS


A cada fornada, um sabor único. A cada pedaço, um novo prazer. Assim é a rede de docerias AMOR AOS PEDAÇOS, que há mais de 25 anos se diferenciou por oferecer uma grande linha de produtos exclusivos alimentando a paixão dos seus clientes por bolos, doces, sorvetes e salgados preparados de forma artesanal.
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A história
Tudo começou quando Ivani Calarezi, pianista e professora de música, mas acima de tudo, uma apaixonada por culinária, e principalmente doces, apostou em uma idéia ainda inédita no país: vender bolos artesanais por quilo, permitindo ao cliente escolher o tamanho desejado da fatia. Com total incentivo de seu marido - que se tornou sócio da nova empresa - ela levou o projeto adiante e juntou-se a mais um sócio, o empresário Reinaldo Marmonti. Essa história de amor começou com uma pequena e aconchegante loja chamada AMOR AOS PEDAÇOS, inaugurada no dia 2 de junho de 1982, na Rua da Consolação, no bairro nobre dos Jardins, em São Paulo. Nela os consumidores encontraram uma forma diferente de se consumir doces: podiam comprar bolos por quilo, em pedaços, de acordo com suas vontades - algo inusitado na época.
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- Entre as delícias criadas por Ivani na inauguração, estava o Bolo Brigadeiro, um sucesso até os dias de hoje; e o Bicho de Pé (tradicional doce cor-de-rosa), inventado sete anos antes pela própria Ivani. Decidida a servir algo diferente no aniversário de um ano de seu primeiro filho, ela formulou a receita do Bicho de Pé, que fez sucesso entre as crianças e os adultos da festa. Hoje, as lojas da rede espalhadas pelo Brasil vendem, em média, uma tonelada de Bicho de Pé. O Bolo Mousse de chocolate também é uma criação da AMOR AOS PEDAÇOS e tornou-se um ícone da rede, assim como o doce de colher. Outra novidade da nova loja era a decoração. Na época as cores utilizadas, verde e rosa, eram muito ousadas, pois o padrão de docerias e rotisseries era muito sóbrio e isto causava um contraste. Na inauguração, havia fila na porta. Eram amigos que queriam conferir a novidade de perto. A loja sempre muito bem decorada e com os produtos expostos harmonicamente nas vitrines chamava atenção da clientela.
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- A proposta deu certo e em 1984, Reinaldo cede seu lugar para a irmã Silvana Marmonti, que entrou para o negócio com o objetivo de abrir uma nova unidade, na rua Clodomiro Amazonas. Os aromas e sabores da marca logo se espalharam e rapidamente, mais e mais lojas foram abertas. Para apressar esse processo, foi implantado o sistema de franquias, ainda pouco explorado no Brasil na época. Elas aplicaram o novo conceito numa loja-piloto em Campinas. Foi assim que a rede de doçarias se tornou a primeira franquia do segmento no país. A família AMOR AOS PEDAÇOS estava crescendo, e esse era só o começo. No decorrer dos anos seguintes, a rede abriu dezenas de novas lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e suas receitas provocaram paixões em um número cada vez maior de pessoas. - Outra marca registrada do AMOR AOS PEDAÇOS surgiu em 1988, quando a rede lançou o primeiro “Festival do Morango”, voltado para o consumidor que gostava de saborear doces à base de morango. O festival se tornou um verdadeiro sucesso, e, desde então é realizado de maio a setembro todos os anos. Em 2006 a rede implantou espaços exclusivos e aconchegantes para que os clientes pudessem saborear um delicioso café espresso dentro de suas lojas. Bolinhos de fubá, chocolate, laranja e cenoura, e croissants eram as novidades para acompanhar um delicioso café. Em 2007, a AMOR AOS PEDAÇOS se destacou pelo lançamento de novos produtos como uma linha de drinques gelados que passaram a fazer parte do cardápio. Estes drinques adicionavam ao café outros sabores originando a criação de diferentes produtos, como por exemplo, “Louco Amor” que combina café, leite condensado, marshmallow e uma autêntica cobertura de chocolate. -
Além disso, a rede implantou um processo de renovação de todas as suas franquias para um novo formato mundial denominado “comfort food”, um espaço aconchegante e confortável, onde o cliente deseje permanecer e não apenas comprar o produto. Este processo valorizava o conforto e a serenidade do cliente criando lojas com mais claridade e mais acolhedoras. A empresa desenvolveu assim uma moderna identidade visual tendo como cores predominantes o branco e o rosa, e com poltronas bergère, mesinhas com cadeiras exclusivas e quadros ilustrativos de apetitosos produtos. Neste processo de reformulação se destacava a criação de um local especial – o Café Gourmet - destinado para um café perfeito, tirado por uma equipe treinada e feito com grãos selecionados. 
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No ano seguinte, dando continuidade aos planos de expansão, a rede lançou um novo modelo de negócio. Eram quiosques de café adaptados para atender espaços diferenciados, com linha de produtos semelhante ao das lojas convencionais. Outra novidade deste ano foi o lançamento de uma linha de recheios para levar para casa. Nos sabores de brigadeiro, cocadinha e doce de leite, os produtos fazem parte da primeira linha no Brasil de doces enriquecidos com vitaminas e minerais com alto poder antioxidante. Outro serviço tradicional da rede é o Delivery Service, onde as encomendas são transportadas em veículos exclusivos da empresa, chegando sempre fresquinhas.
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Os famosos festivais
Além do lançamento de novos produtos, a AMOR AOS PEDAÇOS elabora festivais para uma maior promoção da marca e sucesso na venda de seus produtos: o Festival do Morango no qual se destaca o “Folhado Paixão de Morango”; o Festival de Verão que valoriza as frutas como ingredientes nas receitas de bolos, sorvetes especiais e doces individuais; e ainda o Festival do Chocolate que ocorre no inverno. A partir do dia 12 de junho de 2009, o mais tradicional festival da rede de AMOR AOS PEDAÇOS ocupa as vitrines de todas as suas lojas. Trata-se do 21º Festival do Morango que oferece, este ano, mais de 25 receitas, todas feitas à base da fruta da estação, o morango. O carro–chefe da edição de 2009 é uma criação exclusiva da rede, o Bolo Tropical, feita de massa branca recheada com mousse de maracujá, morangos picados e massa biscuit. A cobertura é de marshmallow, mousse de maracujá, morangos e calda de maracujá. Outra novidade para este ano é o Bolo Rocambole de Morango, feito com massa de chocolate recheada com creme trufado, mousse de morango e fina camada de geléia de morango, cercado por fatias de rocambole de chocolate e coberta com marshmallow, calda de chocolate e morangos. Grandes sucessos como o Bolo Tentação de Morango (bolo de chocolate recheado com creme de morango, cobertura de chocolate e morangos com chocolate), Merengue de morango (disco de suspiro com chantilly, creme de morango e morangos) e Torta Divina de Morango (massa crocante recheada com marzipan, chantilly e morangos, decorada com açúcar, chantilly e morango) enfeitam as vitrines e deixam os consumidores com água na boca.
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Além dos produtos tradicionais de vitrine, a AMOR AOS PEDAÇOS também investe na sazonalidade e em datas comemorativas, como Páscoa, Dia dos Pais, Natal, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, etc. Para cada data, presentes temáticos e bolos especiais são desenvolvidos. Brindes corporativos (um leque variado de opções, com bolos e mini bolos, pão de mel, waffles, biscoitos, chocolates, entre outros itens) também são comercializados aproveitando a demanda do mercado. 
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A qualidade
Preparados com carinho, montados com capricho e embalados com muito amor, as delícias do AMOR AOS PEDAÇOS recheiam os melhores momentos da vida de qualquer pessoa “maluca” por doces. Delícias de encher os olhos. E principalmente a boca. O segredo de sabores tão irresistíveis está na forma de preparo extremamente singular dos produtos. Na fábrica da rede, Instalada na Vila Olímpia em São Paulo, onde mais de 200 pessoas trabalham, os ingredientes são misturados em grandes tachos, com direito a colher de pau, ainda como antigamente. E esse é um fator importantíssimo, preservado mesmo com o crescimento da rede. Todas as receitas são criadas e testadas uma a uma por uma equipe especial, o que confere qualidade e excelência aos bolos, doces, sorvetes e salgados da marca. Parcerias internacionais e nacionais com diversas entidades do setor de alimentos conferem à empresa know-how para desenvolver constantemente novos produtos. Deslizar o recheio sobre a massa, bolo a bolo.
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Os pedidos são realizados via Internet e são enviados semi-elaborados, para que na cozinha da loja se realize a finalização da montagem do produto. É todo esse cuidado e carinho que faz dos quitutes criativos do AMOR AOS PEDAÇOS um grande sucesso de público. As preocupações da empresa com seus processos de produção, com o meio ambiente e com a sociedade têm início com a seleção de fornecedores da empresa. Além de fazer questão da melhor matéria-prima, a marca trabalha apenas com empresas que atendem legislações e especificações técnicas sérias de qualidade e que respeitam o ser humano e a natureza. Toda essa atenção está voltada para cada uma das etapas da fábrica e se estende também às lojas da rede. Afinal, rígidos controles levam à melhoria contínua e fazem com que o AMOR AOS PEDAÇOS continue inovando e criando receitas que, comprovadamente, se tornam verdadeiros clássicos.
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A evolução visual No ano de 2000 a marca AMOR AOS PEDAÇOS resolveu modernizar sua comunicação visual com o lançamento de um novo logotipo, além de novas embalagens e decorações de suas lojas. O resultado foi uma logomarca muito mais moderna que a original, embalagens atraentes e ambientes de lojas mais sofisticados.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil ● Fundação: 2 de junho de 1982
● Fundador: Ivani Calarezi
● Sede mundial: 
São Paulo, Brasil ● Proprietário da marca: Amor aos Pedacos Doceria Ltda
● Capital aberto: 
Não ● Presidente: Silvana Abramovay Marmonti e Ivani Calarezi 
● Faturamento: R$ 62 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 
58 ● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 
250 ● Segmento: Docerias ● Principais produtos: Bolos, doces e cafés ● Ícones: O Festival do Morango e o doce Bicho de Pé ● Website: www.amoraospedacos.com.br
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A marca no Brasil Considerada uma das mais importantes redes de docerias, e a primeira franquia do segmento no Brasil, a AMOR AOS PEDAÇOS conta hoje com mais de 58 lojas nos estados de São Paulo (interior, capital e litoral), Londrina, São Luís, Salvador, Brasília e Goiânia, e possui linhas variadas de produtos irresistíveis como bolos, tortas, pavês, merengues, mousses, sorvetes, docinhos, salgadinhos e uma deliciosa linha de produtos light. Tortas de mousse e de brigadeiro, bicho de pé (um brigadeiro de morango), brigadeiro de colher, pavê de chocolate e cocadinha, respondem por 80% das vendas da rede.
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Você sabia?
 A fábrica da empresa chega a produzir 840 toneladas de doces ao ano, nos quais são usadas 50 toneladas de farinha e 150.000 ovos. A marca registrada da AMOR AOS PEDAÇOS é o exagero de recheio e cobertura.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).

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